Com o avanço global cada vez mais rápido e controles cada vez mais rígidos, estamos em uma era de transformação acelerada.
Com isso, em 2025 a indústria global estará moldada por diversas tendências que refletem avanços tecnológicos, preocupações ambientais e mudanças nas dinâmicas de mercado.
- Indústria 4.0 e Digitalização:
A integração de tecnologias digitais nos processos industriais continuará a se expandir, promovendo maior eficiência, automação e conectividade nas operações.
O foco é reduzir desperdícios, principalmente em indústrias que dependem de recursos naturais, cada vez mais caros e escassos.
2.Sustentabilidade e Economia Circular:
A adoção de práticas sustentáveis e a implementação de modelos de economia circular são essenciais para atender às demandas ambientais e regulatórias, além de promover eficiência no uso de recursos.
- Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina:
A inteligência artificial veio para ficar e não podemos ignorar o fato de que ela já está mais presente no nosso dia a dia do que podemos pressupor.
O uso da IA será ainda mais elevado em 2025, com novas soluções sendo lançadas pelo mercado que prometem expandir o potencial de diversos negócios à medida que for implementada. E junto a ela temos o aprendizado de máquina, que será um fator relevante no aprendizado de padrões industriais que podem melhorar a produtividade e reduzir custos. - Impressão 3D e Manufatura Aditiva:
A impressão 3D continuará a revolucionar a produção, possibilitando a fabricação sob demanda, redução de estoques e personalização em massa.
Este é ainda um avanço que vai demorar a acessar alguns segmentos, como o de Molas e Arames Conformados, que dependem de processos rígidos e maquinário específico para o seu desenvolvimento. - Segurança Cibernética:
Com a crescente digitalização, os dados dos clientes vêm se tornando cada dia mais preciosos, já que possibilitam que organizações criminosas, de fato, cometam crimes contra os clientes como aquisição de empréstimos, saques de recursos bancários e afins.
Com isso, a proteção contra ameaças cibernéticas continuará sendo uma prioridade para garantir a integridade e a continuidade das operações industriais, já que leis recentes do Brasil podem inclusive inviabilizar a atividade da empresa se forem comprovados falta de cuidado com dados pessoais de clientes.
Essas tendências destacam a importância de inovação, adaptação tecnológica e responsabilidade ambiental para as indústrias que buscam se manter competitivas e relevantes no cenário de 2025.